Páginas

09 junho 2015

avaliação do curso CELTA Cambridge na IH Dublin


prédio da IH
Minhas professoras eram sensacionais! O conhecimento delas valia cada centavo que eu investi no curso. Cada aula eu aprendi algo, seja em expressão corporal, no vocabulário que eu uso, nas técnicas, nos feedbacks aos alunos, etc. Não me arrependi de ter ido à Dublin, porque, como eu já disse em outro post, estava em um grupo pequeno, com pessoas gentis e que sabiam trabalhar em grupo. Eu sei que é possível achar o curso no Brasil, mas achei que eu me beneficiaria de ter que falar inglês o tempo todo, algo que não faço há 3 anos. Não creio que os cursos no Brasil sejam de qualidade inferior pois Cambridge manda um assessor para verificar o trabalho dos trainers, então se você não pode fazer fora, não há porque não cogitar São Paulo, Rio de Janeiro ou outros centros no BR.
Achei todo o conteúdo útil, pois tivemos explicações até sobre aulas para Young learners (o que é matéria do CELTYL); porém o que talvez não tenha sido a melhor parte foi a observação de professores experientes, você deve ter 6 horas disto. No entanto, esses professores não tinham mais do que um ano de experiência, então acabou por ser uma perda de tempo grande. Não vi nada de extraordinário e as aulas só me lembraram que, no dia-a-dia, a gente não gasta 4 horas para preparar uma aula de 40’ porque isso é inviável.
café dentro do prédio da IH
Além disso, minhas áreas de atuação são 1-to-1 e business e esse conteúdo foi trabalhado em uma só aula de 1:30’, o que não achei suficiente, para mim, mais informações nesse sentido teriam sido muito úteis. Também poderíamos ter visto mais sobre assessments, nós discutimos até bastante sobre proficiency tests, mas nada sobre level assessment, e senti falta disto.
Perguntamos para o assessor de Cambridge qual o motivo do curso ser tão intenso e em apenas 4 semanas. Ele disse que é uma conta simples para as escolas, 1 curso por mês são um total de 12 cursos no ano. Infelizmente isso influencia na nossa capacidade de assimilar conteúdo e pode fazer mal para a saúde. Uma classmate teve palpitações várias vezes e viu seu problema de gagueira voltar durante algumas aulas, um outro gastava tanto tempo preparando aulas que dormia 3 ou 4 horas por noite, chegando até a tomar um red bull durante uma aula para conseguir termina-la. Eu e mais duas tivemos break downs, com crises de choro e tal. Não quero desestimular ninguém, mas por ser tão intenso, é realmente importante ir psicologicamente preparado. Então eu preferiria ter 6 semanas de curso se me fosse permitido escolher.
A estrutura da IH foi muito boa, como eu disse em outro post, a sala dos professores era ótima, havia um café dentro do prédio e não precisávamos sair para comprar comida, todas as salas tinham projetores e computadores com internet. Os professores da escola estavam sempre nos apoiando, perguntando como estava o curso e incentivando a “sobreviver mais um dia”. Porque a International House é famosa em Dublin (e no mundo), tínhamos 2 grupos grandes de –cobaias-alunos. Aproveito para divulgar que, para os alunos ensinados por nós, esse curso é bom porque eles pagavam 40 euros por mês e tinham 2h de aula todos os dias (seg-sex) com professores bons (se você não vai ter chance no curso, eles não te deixam passar da entrevista). Se você conhece alguém em cidades com cursos CELTA, divulgue para essa pessoa (nível pre/upper intemediate). 

Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário