Basicamente são 4 semanas nos quais você tem aulas de manhã
como aluno e aulas á tarde como professor no qual seu/sua tutor@ analisa tudo o
que você fala e escreve, como se movimenta, como gerencia seu tempo, como coordena
os alunos, etc. El@s escrevem no seu feedback quase tudo o que você diz/faz e
você tem uma análise bastante objetiva de como são suas aulas (o que foi um dos
motivos pelo qual eu fui fazer o curso). Também tem um peer feedback no qual
seus colegas dizem o que gostaram ou o que você poderia melhorar. São 6 aulas
de 40’ e 2 de 60’. Você dará aula de todas as skills+ extras (vocab., grammar,
etc). Você dará aula desde o primeiro dia e, com sorte, dia sim, dia não. Você
será divid@ em um grupo e vocês começam trabalhando com um@ tutor@ e um grupo
de alunos que mudará no meio do curso, assim como @ tutor@ mudará duas vezes. Você
também terá que escrever 4 assignments de 750-1000 palavras sobre os assuntos
vistos no curso (não adianta eu te dizer sobre o que, mesmo de uma semana a
outra eu tinha novas ideias e tinha que re-escrever. No meio do curso um
assessor de Cambridge virá visitar a escola para assegurar que o curso está
seguindo o padrão exigido pela entidade.
Como já dito e enfatizado, a carga horária é insana. Além do
schedule abaixo, eu chegava em casa todos os dias por volta das 18, sentava no
sofá com meu laptop e bendy file e só parava por volta das 22, para fazer o
“jantar”; comia em 15’ e voltava a estudar até meia-noite.
9-10:45
|
Aula
|
10:45 – 11:00
|
Break
|
11:00 – 12:45
|
Aula
|
12:45 – 13:00
|
ALP
|
13:00 – 13:45
|
almoço
|
14:00 – 16:00
|
Alunos CELTA dando aula
|
16:00 – 16:15
|
break
|
16:15 -
|
feedback
|
Lembra da entrevista e do pós-interview document? Não era brincadeira
mesmo. Em um dia eu tinha que preparar para o ALP (Assisted lesson planning) porque, a partir da 3ª aula, não era
mais possível chegar para essa “reunião” com a tutora sem um plano de aula
razoavelmente definido; além disso, era bom aproveitar essa oportunidade para
tirar dúvidas, então eu preferia gastar mais tempo me preparando para isso e já
vir com planos A e B para elas analisarem. No outro dia eu passava o mesmo
tempo corrigindo meu plano de aula, colocando mais informação e preparando o
material extra que eu usaria (handouts). Além disso, como havia poucos alunos,
nos tínhamos que nos revezar para um “unassessed slot” no qual a professora não
assistia e que geralmente consistia em 20’ para cada professor, mas ainda assim
precisávamos preparar material e combinar o que faríamos (tempo que eu preferia
ter utilizado assistindo meus colegas e não me preocupando com a aula).
O conteúdo
do curso contempla: aulas de receptive skills (listening/reading), productive
skills (speaking/writing), business class, 1-to-1 class, class para young
learners, teaching functional language, grammar, vocabulary, MPF (meaning,
form, pronunciation), tipos de exams, etc. As turmas que ensinamos eram
de pre-intermediate e upper intermediate, então também tem uma aula sobre
begginers e advanced para fins de comparação.
Esteja preparado para estudar sobre:
- · sua linguagem: nunca fale mais do que o aluno precisa saber, nivele sua linguagem de acordo com o aluno: “jot your thoughts down, please” não deve ser usado para begginers, por exemplo. Eu também fui advertida pelo meu tom de voz (sou uma pessoa muito escandalosa, eu sei) e tomar cuidado com não falar muito rápido.
- · seus gestos: um dos seus objetivos deve sempre ser diminuir seu TTT (teacher talking time), assim, se for possível fazer um gesto pra turma repetir o que você disse, ao invés de dizer: “repitam, por favor”, sempre prefira os gestos. Gestos também são usados para corrigir alunos, explicar algo, agrupar em duplas e grupos, etc.
- · seu body language: sou uma pessoa sorridente, se eu fosse um dos 7 anões, seria o Feliz porque estou sempre dando risada. Mas no curso fui aconselhada a prestar atenção nos momentos que estou rindo, isso foi algo que mudei. Além disso, ficar próximo aos alunos; não colocar barreiras entre si mesmo e el@s (como a mesa, por exemplo); explicar o que é para ser feito mostrando o material (chesting); se posicionar no mesmo nível dos alunos quando eles conversam em pares, etc.
É claro que isso é um sumário do curso para você analisar se te interessa investir ou não, por isso tentei ser bem abrangente para que não se criem expectativas erradas. O conteúdo também é bem mais vasto do que eu pus acima, mas me foquei no que achei relevante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário