Páginas

09 junho 2015

Material necessário para o CELTA Cambridge


Material do Celta
Você receberá uma lista de livros para comprar e ler para o curso. Eu só achei “Eats, shoots, leaves” online e por sorte o “Teaching English” do Jeremy Harmer num sebo. Só porque eu sou um bookwom, li o primeiro e cheguei na metade do segundo antes do curso. Não achei os outros para comprar no BR com preço acessível, então imaginei que conseguiria comprar por lá. Foi assim que descobri que o mercado de 2nd hand de Dublin só funciona para livros de ficção e mesmo com desconto de estudante, ficaria caro comprar em livrarias, então eu emprestei os livros da biblioteca da escola mesmo. Na verdade, não vi motivo para ler antes do curso, até porque o conteúdo faz muito mais sentido se você está fazendo ou já fez o CELTA; então se você não consegue encontra-los, não se preocupe. Mas pergunte na entrevista se a escola tem este material disponível para empréstimo.
Tecnicamente você só precisará dos livros para o assignment 3 e nada impede de você só ler as partes necessárias para justificar as técnicas escolhidas. Nos assignments 1/2 você precisará de um livro de grammar, meu Raymond Murhpy deu conta do recado, mas mesmo assim eu peguei uns livros da biblioteca da escola e da sala dos professores. Já falando dos assignments, infelizmente a 3ª semana é a pior porque você tem que entregar o assignment 2 na segunda e o 3 na quarta (bye bye fim de semana ou , se vc for nonsense como eu, vá para Londres visitar amigos) e, se você for sortud@ como eu, terá que dar aula na segunda para o grupo novo além dos assignments. Não se preocupe muito com eles no entanto, se for absolutamente necessário, el@s podem alterar sua data de entrega. Se o seu assignment não for aprovado na primeira vez, você também pode re-submit e eu vi isso acontecer tipo 4x no mesmo assignment com uma colega (ainda que as professoras não admitiriam isso em voz alta).  Se @s tutor@s do seu curso forem mais strict, você sempre pode falhar um e mesmo assim passar no curso.
Confesso que os assigments foram um pesadelo para mim na preparação do curso porque como não há testes no CELTA, achei que a única maneira de eu falhar era se meu inglês não estivesse à altura, então fiquei muito preocupada até a hora que fiz o primeiro e fui uma das únicas na sala a receber aprovação sem re-submit. Então não se preocupe com eles, pode ter certeza de que é “fácil” escrever 750 palavras dentro do que é exigido (eu treinei escrever textos em casa algumas semanas antes) e a dica é: preste atenção ao que está sendo pedido, veja se você atendeu todos os requisitos antes de entregar.
sala dos professores IH Dublin


Outros materiais são o bendy file que será entregue no 1º ou 2º dia e terá as informações mais importantes do curso. Durante o curso você recebe uma tonelada de papel (que ao pesar deu 2kg, então tive que jogar muita coisa fora) e também produz muito papel porque são os seus lesson plans + material para os alunos. No meu schedule dizia que deveríamos ir até uma papelaria para comprar certos itens, mas eu levei do BR mesmo e, na maior parte do tempo, usei o que estava disponível na sala dos professores da IH (que você pode ver nas fotos). Esta sala tinha absolutamente tudo o que precisávamos para as aulas (copiadoras, computadores, impressoras, scanners, plásticos, clips, grampos, livros, etc) e não gastei absolutamente nada com material pois imprimia tudo lá (e não foi pouca coisa). Havia também um microondas que era onde eu esquentava meu


sala dos professores IH Dublin

pão com queijo de todo dia. Na escola havia um café, mas eu não queria gastar com comida todos os dias e só tinha em torno de 45’ para comer de qualquer forma.


Siga o coelho aos outros posts:

2 comentários:

  1. Olá. Vou fazer o CELTA no Brasil mesmo e estou passando um perrengue com a lista de material. Dois eu simplesmente não encontrei e o preço está meio salgado mesmo. Você conheceu alguém que tenha feito o download do material? Sabe onde posso encontrar?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, obrigada por seu comentário! Como eu disse no post, eu emprestei o necessário da escola mesmo, então não se preocupe. Se vc quiser, posso te enviar o "Learning teaching" do Scrivener e o English grammar do Murphy via google drive, me mande um email para hirokohime@gmail.com :)

    ResponderExcluir